O MAIOR DESAFIO – A DISCIPLINA ESPIRITUAL

Um dos meus grupos de estudo da Bíblia, em Salerno, no Afeganistão, vinha trabalhando com o livro The Life you’ve always wanted: Spiritual Disciplines for Ordinary People [A vida que você sempre desejou: disciplinas espirituais para pessoas comuns], do Pastor John Ortberg. Ele faz observações muito importantes em relação a hábitos dos cristãos na cultura moderna. Primeiramente, muitos gostam da “Oração do Pai Nosso” quando está desesperado ou em crise.

 

Orações de desespero têm sido o começo de uma vida espiritual para muitas pessoas. Mas essas preces não são suficientes para sustentarem uma vida espiritual. Muitos de nós caímos nesse padrão e somente oramos em momentos de crise ou de dor; no restante do tempo, confiamos em nossa própria força e na inteligência (p. 92).

Alguns provavelmente esperam ou desejam que orar seja fácil; todavia são necessários disciplina e esforço. Outros hábitos podem contar com desafios também. Você encontra razões para perder o companheirismo dos fiéis na igreja; o tempo de sua leitura diária da Bíblia é ocasionalmente perdido por causa da fatiga ou de um conflito em sua agenda; introvertidos com freqüência sentem que testemunhar não é para eles. Contudo, podemos encontrar maneiras de superar os desafios. Muitos de nós temos oportunidades de passar o tempo com cristãos durante a semana; nós podemos perceber ajuda, em todo tipo de estudo da Bíblia, pela própria mídia. E nossas vidas atuam como testemunha mesmo se nós não pudermos usar palavras, como no Afeganistão. Se você não ora, não tem uma forma “substituta” de preencher o vazio. Em Lucas 11:1 os discípulos pedem a Jesus para ensinar-lhes a orar. Então, a disciplina tinha de ser um desafio para eles também.

EXPLICAÇÃO DAS ESCRITURAS

Lucas 11 registra Jesus apresentando dois sentidos para responder à pergunta deles. Os versículos 2-4 são uma versão condensada do então chamado “Modelo de Oração” visto em Mateus 6:9-13. Depois, ele usa uma parábola e sua interpretação para dar instrução; isso é similar em Mateus 7:7-12. Um homem precisa de três pães de um amigo. Ele vai até ele à meia-noite; então, o vizinho não quer ajudar, porque seus filhos já estão na cama, e não pretende ser incomodado. Jesus afirma: “...todavia, por causa da sua importunação, levantar-se-á e dar-lhe-á quantos pães ele precisar.” (Lucas 11.8).

Lucas também afirma a idéia em outra parábola, 18.1-8, na qual se refere a uma viúva que sempre ia a um juiz nãotemente a Deus e desrespeitoso ao homem. Assim como o amigo no capítulo 11, o juiz cede no final e diz: “esta viúva está me aborrecendo; vou fazer- lhe justiça para que ela não venha mais me importunar.” (Lucas 18:5) Em ambos os casos, Jesus usa a idéia de contraste, no lugar da comparação, para ilustrar seu ponto de vista. Muitas parábolas pegam um exemplo do cotidiano e comparam-no com um princípio espiritual. Essas duas instâncias ensinam a persistência na oração; mostram que, se para as pessoas que são diferentes, Deus eventualmente cede, quanto mais um Pai amoroso ecelestial em relação aos pedidos de seus filhos.

Embora o Novo Testamento não ofereça uma tremenda quantidade de detalhes sobre a persistência pessoal de Jesus na oração, encontramos alguns exemplos. Tanto em Mateus 4 quanto em Lucas 4 afirma-se que ele passou 40 dias e noites em oração, jejuando no deserto. Em Lucas 6:12 diz-se: “Ele retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.” Em Hebreus 5:7 resume-se a angústia no Jardim do Getsêmani: “Ele, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência...” Além disso, Paulo fala aos cristãos para “orarem sem cessarem”, em 1 Tessalonicenses 5:17 e acrescenta: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e pela súplica com ações de graças...”, em Filipenses 4:6. Ele orou “noite e dia” para Timóteo (2 Timóteo 1:3).

Lucas conecta a persistência com verbos de ação, no versículo 9. Você tem de pedir para receber; procurar para encontrar; bater para a porta abrir. Isso vai ao encontro da filosofia moderna de “chame e reivindique”, que pode criar a expectativa de uma rápida e fácil resposta. John MacArthur defende: “Nós não somos ouvidos por nossas muitas palavras, mas pelo implorar de nossos corações. O homem que foi até seu amigo e pediu pão não recitou alguma fórmula requerida; ele implorou por aquilo de que precisava. O mesmo é verdadeiro em relação à viúva; ela implorou pela proteção de alguém que tinha o poder de responder a seu pedido. Uma oração persistente e contínua, que vem da parte mais íntima de nosso ser, é o que move o coração de nosso compassivo e amoroso Deus.” (Alone with God, “Chapter One – A heart Set on God: Fervency in Prayer [Sozinho com Deus, “Capítulo 1- Um coração fixado em Deus: Devoção na Oração”]).

Além disso, essa persistência corre paralela ao instinto paterno de prover as necessidades dos filhos, como Jesus relata nos três versículos seguintes. Deus dá o Espírito Santo; em Mateus 7:11 ele diz que o Pai dar-nos-á “O que é bom”. Ainda assim, Jesus não está nos oferecendo um material automático para a prosperidade. Algumas vezes, coisas de nosso mundo parecem ser significantes, como dinheiro, posses, poder, talento e gastar, mas não são itens necessários para termos um relacionamento próximo de Cristo. Então, o Pai pode não conceder.

LIÇÕES PARA A VIDA

 

  1. Triunfar na oração é persistência. Spurgeon argumenta: “Se triunfarmos, teremos de persistir; teremos de continuar incessante e constantemente; não parar nossas orações até ganharmos a misericórdia na mais completa dimensão.” (The Parables of Our Lord [As parábolas de nosso Senhor ], p. 436).
  2. Para sermos persistentes na oração, devemos evitar o que Ortberg chama de “desequílibro do déficit de atenção espiritual”. Para isso, ore quando estiver totalmente presente, quando estiver no seu melhor. Para alguns é pela manhã, momento em que há poucas distrações. Marcos 1:35 parece indicar que Jesus seguiu esse modelo. Outros preferem orar à noite, por todos estarem dormindo. Em qualquer caso, tenha certeza de que encontrará um lugar e uma hora para ser consistente a fim de você evitar o que alguns chamariam de oração de vida de “festa e fome”. Cultive um relacionamento com o Pai por meio da oração. Transforme isso em um evento sagrado em sua rotina.
  3. Se achar que a oração é difícil, não tenha vergonha de assumir. Os discípulos tiveram de pedir ajuda de Jesus. Ele deu-lhes um modelo simples de oração e princípios básicos. Comece com orações desse tipo. Não tente orar por longos períodos de tempo se você não consegue manter o foco. Cresça aprendendo a interceder pelos outros.

Related Articles

Inspirados a Orar
Metas da liçãoExplore os ensinamentos de Jesus sobre ser persistente e sobre levar nossas necessidades a Deus.Ajude os participantes a experimentarem...
Inspirados a Orar - Sábado, Salmo 138:1-3
  Salmos 138:1-3: 1 EU te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. 2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo,...
Inspirados a Orar - Sexta-feira, Lucas 11.13; Atos 2.1-4
  Lucas 11:13: 13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que...
Inspirados a Orar - Quarta-feira, Lucas 11.9-12
  Lucas 11:9-12: 9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 Porque qualquer que pede recebe; e...