Homem de Joelhos no altar

Toda ação colhe suas consequências, quer sejam boas quer sejam más. Até podemos ter um prévia, mas dificilmente teremos uma dimensão exata das proporções do que poderá acontecer conosco. Vejo que isso aconteceu com Judá na época em que Jeremias transmitia a palavra de Deus. Diante da péssima perspectiva do futuro da nação, Jeremias tentava argumentar com Deus (Jeremias 15:5-10). Mas, estava difícil.

 

Jeremias foi um dos poucos de sua época que conseguiu ver o que os líderes políticos e religiosos e o povo não conseguiam ver – a catástrofe que vinha do norte. O exílio (juízo divino) viria pela instrumentalidade do império babilônico. Mas quem acreditaria numa informação como esta?! Pregar desta maneira ia contra os ideais políticos do reino de Judá. Imagine só! O rei e seus conselheiros tentando incutir esperança no povo, e de repente um 'maluco' surge e diz que não adiantará manobra política nenhuma, pois o Senhor havia decidido castigar seu povo. Vale lembrar que o Senhor não deixou o povo sem escapatória. Havia uma saída para todo aquele mau presságio –arrependimento! O problema é que o povo estava tão insensível a voz de Deus, e tão distante dEle que seria difícil um arrependimento verdadeiro acontecer.

E, para evidenciar o quanto isso era verdade o Senhor enviou uma mensagem pelo profeta Jeremias no início do capítulo 15, que sem sombra de dúvidas, revela o quanto anos e anos de insensibilidade podem fazer com o coração das pessoas. O Senhor disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor...” (15.1). Você consegue imaginar isso!? Simplesmente os dois grandes condutores da história de Israel em seu período tribal, quando a nação ainda era infante, não seriam atendidos em seus clamores e intercessões.

Ah! Querida igreja. Abri os olhos do vosso coração enquanto o Senhor oferece a chance. Está claro que ninguém verá a magnificência de Deus e o socorro divino sem a Graça que do Senhor emana. Quantos pastores você já ouviu pregar? Quantas mensagens já foram direcionadas por Deus ao seu coração? Quantos chamados para reestruturar sua vida já foram encaminhados pelo Espírito Santo? Quantos apelos Cristo têm feito a você,dizendo-lhe: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?" (João 11:40).

Atentai querido(a) leitor(a) para este registro das Escrituras! Se o Senhor cogitou a impossibilidade de Moisés e Samuel seremouvidos num  período de frieza espiritual, o que será de nós, minúsculos pastores que tem intercedido por vossas almas? O que será de nós, que meio que desajeitados tentamos ensiná-los e servi-los? Que será de nós...? Apenas um sino que ressoa?

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...